quarta-feira, 17 de junho de 2009

Melhorar e avançar




Seminário “Organização, mobilização, sindicalização”

Melhorar e avançar

Nesta sexta-feira, dia 19 de junho, a diretoria do nosso sindicato promoverá na nossa Colônia de Férias, na Praia Grande, um seminário para discutir nossa organização, mobilização e sindicalização.
Além da avaliação de nossas conquistas, vamos recordar e registrar como foi o processo que nos levou a cada vitória. Há uns 15 anos, quando se falava em participação nos lucros e resultados, os patrões mandavam chamar os advogados para nos processar. Nos acusavam de querer controlar suas fábricas. Mas, com a nossa mobilização dentro e fora das fábricas e da pressão no Congresso Nacional, levamos para casa, a cada ano, um ganho extra a título da merecida participação que tivemos na geração de lucros e resultados.
É a mesma organização que nos garantiu a conquista de mais de cem itens sociais na nossa Convenção Coletiva, que se refletem na condução que temos, na refeição e no convênio médico. São vitórias que nos ajudam a consolidar melhor qualidade de vida dentro e fora do local de trabalho.
Mas, para crescer com independência, temos que ter nossa própria organização. Por isso, o sindicato criou ao longo dos anos sua própria estrutura, que nos levou, com a ajuda da categoria, a ter a sede em Santo André, a subsede em Mauá e a nossa Colônia de Férias, com toda a infraestrutura operacional para fazer frente à constante pressão patronal contra nossos interesses.
Porque não nos iludimos nunca, vivemos numa batalha constante entre o capital e o trabalho. Como você sabe, o capital só se reproduz arrancando lucro através do nosso esforço. Por isso, temos que estar sempre preparados para não sucumbir às manipulações patronais que tentam de tudo para acabar com os direitos trabalhistas, duramente conquistados.
Faz parte de nossas vitórias, sempre com iniciativas dos sindicatos, a conquista do 13º salário, do abono de férias e das próprias férias, da licença maternidade, da proteção nos locais de trabalho através das Cipas e da redução da jornada de 48 para 44 horas semanais, o que nos permite, hoje, ter mais de 200 horas livres por ano para cuidar de nossas famílias.
Mas os empresários não dormem no ponto. E querem a todo custo retirar estes direitos e evitar que sejamos vitoriosos na nossa luta contra a demissão imotivada, que colocaria um fim na rotatividade que é usada, sistematicamente, para achatar a massa salarial.
É para discutir estratégias e colocar em prática ações de curto, médio e longo prazos a favor da nossa categoria que nos reuniremos na próxima sexta-feira. O resultado do seminário será repassado para toda a categoria, através dos diretores e lideranças que vinculam nosso sindicato às bases.
Mas o prêmio mais importante que vamos buscar é a vinculação mais estreita entre o sindicato e a categoria por meio do aumento da sindicalização. Porque vocês, companheiro e companheira, ao se associarem ao nosso sindicato, mostram para os patrões que aumentamos nossa capacidade de organização e de mobilização. A favor de nossa família, do futuro de nossos filhos e do Brasil.