quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mauá: pensar para frente e construir o futuro

Basta a gente conversar com amigos e parentes que moram em Mauá para descobrir que o futuro do Grande ABC passará, obrigatoriamente, por Mauá.
A cidade adota várias agendas positivas como as que mobiliza a população local pela preservação do meio ambiente, com a contratação, por tempo determinado, de professores, nas áreas de atuação de Professor I e Professor II.
Chama a atenção também os investimentos de R$ 4,5 milhões para a implantação da AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Mauá. Num projeto que resultou da parceria entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Saúde.
Agora, o que salta aos olhos e confirma o compromisso com o futuro da região é a criação do Pólo Tecnológico de Mauá, que começa, finalmente, a sair do papel.
Numa parceria a favor do nosso futuro, a Braskem, a Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC e a Prefeitura de Mauá ofereceram ao Governo do Estado um terreno de 160 mil metros quadrados.
A Braskem é a proprietária da área, localizada na Avenida Alberto Soares Sampaio, em Mauá, que faz divisa com o Pólo Petroquímico de Capuava.
Em torno do pólo tecnológico é que serão criadas as novas vagas de emprego e de oportunidades de novos negócios para Mauá e as cidades vizinhas. Deslocando para Mauá a importância estratégica no amadurecimento de tecnologias que tanto a região como o Estado de São Paulo e o Brasil estão tão carentes.
O que nos ajudará a tornar Mauá numa cidade que pensa para frente e que trabalha, desde já, para construir o futuro. De acordo com as declarações de Edilson de Paula, secretário de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho e Renda da Prefeitura de Mauá, “o pólo tecnológico desenvolverá novas tecnologias para as empresas na área de petroquímica, do pré-sal e da terceira geração do plástico”.
De acordo com Fábio Piagentini , vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa) e secretário de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional de Santo André, baseado em dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), o país tem 11.263 indústrias de transformação, que formam a terceira geração de plásticos (a primeira e a segunda envolvem a indústria petroquímica) da cadeia produtiva e respondem por mais de 317 mil empregos.
No cenário nacional, o Estado de São Paulo lidera o ranking de empresas e de trabalhadores - 142.221 pessoas atuam em 5.113 fábricas. E na esfera estadual, o segmento plástico tem papel fundamental nos sete municípios que compõem o Grande ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), sendo uma das atividades que mais geram emprego e renda.
A instalação do Pólo Tecnológico de Mauá ajudará a acelerar a criação de empregos e de oportunidades para nossos jovens, num setor que já se confirmou de importância fundamental para nossa economia.
Falta apenas que nós, cidadãos de Mauá, nos mantenhamos em alerta para acelerar as agendas positivas da cidade.
Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá