quinta-feira, 19 de abril de 2012

Educação financeira

O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá iniciou nesta semana uma série de palestras para ajudar a categoria e a quem tiver interesse em se educar financeiramente.
Descobrimos que muitos companheiros e companheiras se tornaram reféns de financeiras, de gerentes de bancos e de empresas de cobrança ao não conseguirem acertar, como pretendiam, os créditos que lhes foram abundantemente oferecidos.
Convidados o Instituto Justiça do Consumidor que nos trouxe especialistas em direito do consumidor e em planejamento financeiro para mostrar para nossos associados quais são os direitos que lhes amparam e como negociar dívidas em atraso, sem perder a dignidade.
A iniciativa é importante pois faz parte da missão de nossa entidade sindical proteger a renda da nossa categoria. E descobrimos, no debate com os especialistas, que na maioria das cobranças em atraso as empresas adotam os juros sobre juros, que é ilegal. E que tentam intimidar individualmente os consumidores em dívida, para arrancar o maior valor possível.
Nos foi relatado também, pelos companheiros e companheiras presentes, a atitude ilegal de alguns bancos que metem a mão nas contas dos trabalhadores. Ficou bem claro pelos especialistas presentes que é absolutamente ilegal realizar quaisquer tipos de descontos na conta salário.
Mas muitos bancos por saberem que não podem mexer na conta salário induzem seus correntistas a abrir uma conta normal, com direito a cartão de crédito e até mesmo cheque especial.
E, nesse caso, podem efetuar todo e qualquer desconto de juros de cartão de crédito ou do cheque especial.
Fique, portanto, em alerta. Verifique se sua conta no banco é conta salário mesmo. E em caso de ser pressionado por qualquer banco ou empresa de cobrança procure ajuda de sua entidade sindical. Aprenda a gerenciar a seu favor os créditos que te oferecem sem perder a dignidade jamais.
Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá